O que é "Deaf Gain" ? É um conceito internacional muito interessante… Queres descobrir mais ?

Vem à conferência em Lisboa no dia 25 de Abril de 2015! Temos dois convidados de renome internacional:

Joseph Murray para o "Deaf Gain" e Debra Russell para a "Ética dos Intérpretes Profissionais".

O nosso objetivo é expor algumas das dificuldades das pessoas surdas e, principalmente, perceber como elas podem ultrapassar os obstáculos impostos pela sociedade. Atualmente existem 150 mil pessoas com algum grau de surdez em Portugal, que continuam a revelar problemas de comunicação na interacção social e de acessibilidade à saúde e à educação.

Estas dificuldades  ainda existem. Essa é a nossa grande preocupação...

- O que é ser "normal" ?

- Uma pessoa surda com adaptações auditivas pode ser "normal" ?

- O que fazer quando não existem intérpretes ?

- E quando não há escolas com boas condições ? E acesso à saúde ?

Perceber as respostas a estas questões é fundamental para conseguir ultrapassar as barreiras da sociedade.

Joseph Murray é surdo, de nacionalidade americana, e um dos fundadores do importante conceito do "Deaf Gain" que tem por objetivo beneficiar a comunidade surda em sociedade.

Este novo conceito denominado de "Deaf Gain" reformula a ideia de que  os surdos contribuem de forma positiva para a biodiversidade humana. Defende a definição de perda auditiva numa perspetiva inversa de "ganho em ser surdo" (Deaf Gain). (Dirksen Bauman, Ph.D. e Joseph J. Murray, Ph.D. 2009)     

Debra Russell é uma pessoa com muita experiência na interpretação profissional. É mais conhecida a nível mundial relativamente às questões da ética dos intérpretes profissionais. Ela reflete muito sobre como é que podemos criar uma boa “ponte de comunicação” com as pessoas surdas.

 

_________________________________________________________

 

Intérpretes: Colaboradores Profissionais no Apoio ao “Deaf Gain”

Debra Russell

Esta apresentação irá rever o percurso para nos tornarmos intérpretes profissionais de língua gestual, incluindo as muitas maneiras com que nós como intérpretes podemos apoiar o importante conceito do “Deaf Gain” através do nosso conhecimento ético, linguístico e de interpretação.  A Associação Mundial de Intérpretes de Língua Gestual tem o compromisso de trabalhar em colaboração com a WFD e encorajar os membros de cada país para também seguir este exemplo, criando relações efetivas e significativas com associações de surdos nacionais e locais e com os membros das suas comunidades. Ao melhorar as nossas capacidades através da formação profissional, do desenvolvimento profissional constante, da tomada de decisões responsável e ética e da valorização do perfil dos intérpretes, nós servimos como aliados à comunidade Surda, trabalhando com eles, no apoio ao crescimento tanto da comunidade Surda como dos intérpretes.